Getúlio Vargas em uma carta inédita e a beleza inquestionável de minha avó Laura.

                                                

Laura Dornelles. Porto Alegre,1950

             Citei aqui no meu perfil mais ou menos uns seis ou mais sobrenomes, que eu fiquei de contar “causos” e estórias. Mas não esqueçam que o nome completo de nosso ex presidente é Getúlio Dornelles Vargas.  Isso mesmo. E nasceu em São Borja, mesma cidade de minha querida avó materna Laura e também do seu pai, meu bisavô, o médico Argemiro Dornelles.

          Argemiro e Getúlio trocaram algumas cartas devido a amizade que os unia nos tempos de jovens e o sobrenome em comum, que os torna primos- apesar de que em nenhuma carta eles se tratam com esse predicado. 

      Creio que “amigo” é mais forte e interessante que “primo” pra eles. Já eu tenho uma centena  de milhares de “primos-amigos” e não dispenso de, além da amizade, lembrar sempre do querido parentesco.

  

         Prometo, escrever post’s curtinhos. Então vamos ao que interessa nesse: antes da carta, 

a beleza de “Laurinha”, minha amada Vó Laura Seabra Dornelles. Veja abaixo ela criança em 1923, e, acima, já moça em 1950 (ops, 1950 é exatamente o mesmo ano dessa carta de Getúlio). Na qual, inclusive, ele a cita, falando que a reencontrara, muitos anos depois. Com 

um leve tom de surpreso, com o passar do tempo.


          Infelizmente, quatro anos passam rápido demais. Chegaria 1954, e no tormento em que estava a sua vida, Getúlio pouco tempo teve 

para desfrutar da vida no campo e na fazenda, que tanto gostara. Reencontra agora a sua prima Laurinha, que havia conhecido uma menininha, e se transformara em uma jovem senhora casada, mãe de família, com aproximadamente 30 anos de idade. É… o tempo tem disso. Sempre surpreendendo-nos.

         


                                      

A pequena Laurinha 



                                    

   

                    A mesma foto de cima. Laura Seabra Dornelles, 

                    em 1923, com 4 anos, no Jardim Botânico

                    do Rio de Janeiro. Sua mãe , Inah de Sá 

                    Seabra Dornelles, sua tia Marieta de Sá 

                    Seabra e sua irmã, Beatriz Seabra Dornelles




                            


Popular posts from this blog

Getúlio Vargas na carta inédita- a primeira de algumas que guardo- parte 2

Para a Condessa, um castelo como prova de amor.